top of page
Buscar

MÉTODO DE MUSCULAÇÃO BI-SET, VEJA SEUS BENEFÍCIOS E COMO APLICÁ-LO

  • 30tododia
  • 14 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Como já mencionado em post anteriores, os métodos de musculação envolvem a manipulação de uma ou mais variáveis do treinamento numa mesma sessão. Porém, tais métodos carecem de estudos norteados pelo conhecimento científico, que permitam criar uma relação de causa e efeito sobre sua aplicação e os benefícios gerados sobre a hipertrofia (ganho de massa magra), força e emagrecimento.

Bi-set

Este método consiste na realização de dois exercícios realizados sem intervalo de recuperação ou com pequeno intervalo, podendo envolver exercícios para um mesmo grupamento muscular, músculos agonista/antagonista ou diferentes grupamentos, utilizando exercícios uniarticulares (que envolvem apenas uma articulação) ou pluriarticulares (mais de uma articulação). Por apresentar muitas possibilidades de aplicação, o método Bi-set deve ser observado sobre suas diferentes vertentes, assim como, o efeito destas variações sobre os mecanismos de adaptação ao estímulo gerado no treinamento.

Formas de aplicação do método Bi-set:

  • Utilizando dois exercícios para um mesmo grupamento muscular:

Esta é uma combinação clássica do Bi-set, pois neste caso, busca-se levar o músculo trabalhado até a exaustão, através do acionamento do mesmo grupamento pela utilização de dois exercícios, os quais poderão ou não, apresentar angulações ou solicitações biomecânicas diversificas.

Benefícios:

Realizar duas ou mais séries sem intervalo de recuperação para um mesmo grupo muscular tem como objetivo gerar um “estresse” metabólico, ou seja, permitir um maior acúmulo de metabólitos (ácido lático, íons de H, fosfatos inorgânicos) os quais serão sinalizadores para fatores de crescimento muscular, estimulando a síntese proteica ou hipertrofia muscular.

Desta forma, pode ser visto como um método para hipertrofia, desde que inserido de forma coerente num planejamento ou periodização.

  • Utilizando exercícios para músculos agonista e antagonistas:

Neste caso, o Bi-set pode ser visto como o método agonista/antagonista, o qual já foi analisado em post anterior CLIQUE AQUI, mas de forma geral, utiliza-se esta estratégia com intuito de maximizar a produção de força do músculo agonista pela pré-fadiga do seu antagonista.

Benefícios:

Maior produção de força para o músculo agonista, maior eficiência do treinamento, ou seja, possibilidade de se manter o volume de carga em um tempo reduzido de treinamento.

  • Utilizando exercícios para diferentes grupamentos musculares:

Neste caso, não existe necessariamente algum estímulo agudo específico aos grupos musculares trabalhados, mas sim, uma considerável redução no tempo do treinamento e um acúmulo menos localizado, porém, mais geral de metabólitos, os quais influenciarão o gasto energético após a atividade, fenômeno esse conhecido como EPOC (consumo de oxigênio pós exercício).

Benefícios:

Redução no tempo total de treinamento, aumento do gasto calórico da sessão.

O método Bi-set representa um estímulo metabólico ao músculo e seus pressupostos permitem indicá-lo como um método avançado para hipertrofia, principalmente para prioriza realizar treinamentos mais curtos na sala de musculação.

Veja abaixo na íntegra um exemplo do método Bi-set com nosso personal @rafawinicki


http://www.30tododia.com.br/atividades-fisicas/fabricio/metodo-de-musculacao-bi-set-veja-como-aplica-lo-e-seus-possiveis-beneficios/


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Fale conosco:

Endereço​​​​​​:

 Avenida Rio Grande do Norte, 1097, Paranavaí-PR

Socialize conosco:

Facebook

Twitter

  • Twitter Clean

© 2016 por LIFESTYLE & Saúde. 
Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page